Rua Rio Negro, nº 43 - Brasiléia - Betim/MG. CEP: 32600-418. Telefax (31)3532-1103/2571-1164 - E-mail: sindute@sindutebetim.com.br / sindute@yahoo.com.br - Horário de funcionamento: 08h às 18h - Segunda a sexta-feira

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Assembleia da Rede Municipal de Betim




O SINDUTE É SUA CASA 

FORTALEÇA  O SEU SINDICATO: FILIE-SE E CONVIDE OS SEUS COLEGAS A SE FILIAR

SÓ A LUTA GARANTE CONQUISTAS!

Sind-UTE/MG convoca trabalhadores/as em educação da rede estadual para: Assembleia Estadual




O SINDUTE É SUA CASA 

FORTALEÇA  O SEU SINDICATO: FILIE-SE E CONVIDE OS SEUS COLEGAS A SE FILIAR

SÓ A LUTA GARANTE CONQUISTAS!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

11 DE JULHO: DIA NACIONAL DA LUTA





O SINDUTE É SUA CASA 

FORTALEÇA  O SEU SINDICATO: FILIE-SE E CONVIDE OS SEUS COLEGAS A SE FILIAR

SÓ A LUTA GARANTE CONQUISTAS!

NOTÍCIAS: Trabalhadores em educação de Minas Gerais se mobilizam em defesa da educação pública de qualidade e pelo pagamento do Piso Salarial


      Os educadores de Minas Gerais saíram às ruas de Belo Horizonte nesta quinta-feira (04/07) para, mais uma vez, dialogar com a população e dizer a todos, em alto e bom tom, que o governo de Minas não paga o Piso Salarial, congela a carreira da categoria, não oferece atendimento digno no Ipsemg, não nomeou todos os concursados para os cargos vagos e não investe os 25% da receita do Estado na educação, conforme determinação da Constituição Federal. 

Em Campanha Salarial Educacional 2013, os trabalhadores em educação realizaram no Pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais uma nova Assembleia Estadual com paralisação total das atividades nas escolas. 

Os cerca de dois mil manifestantes decidiram que - no próximo dia 11 de julho, data em que a Central Única dos Trabalhadores (CUT), outras Centrais Sindicais e movimentos sociais chamam para uma greve nacional - farão greve de 24 horas com paralisação de atividades em todo o Estado. 

A categoria também fez avaliações positivas da greve por tempo determinado ocorrida nos dias 17, 18, 22, 26 e 27 de junho, com atos nas proximidades do estádio do Mineirão, quando da realização das partidas de futebol pela Copa das Confederações, em Belo Horizonte, além de manifestações regionais. 

Segundo a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Beatriz Cerqueira, a estratégia foi acertada, pois, além dos educadores terem pontuado os problemas vividos pela educação em Minas, também conseguiram dialogar com a sociedade e com turistas do Brasil e do exterior. 

Além disso, segundo ela, o povo nas ruas tem dado demonstrações de força e desmoralizado os governantes, enquanto o Sind-UTE/MG conseguiu junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), desmoralizar o governo de Minas, na sua tentativa de impedir que os educadores saíssem às ruas para se manifestar.

Calendário aprovado
11/07/2013
Greve de 24 horas com Assembleia Estadual para avaliar o que o governo estadual apresentará na reunião do dia 10.

Em tempo: Para dizer que o governo do Estado marcou reunião com os sindicatos para o dia 10 de julho. Esta reunião foi agendada após a greve por tempo determinado, realizada pela categoria em junho e acontecerá às vésperas de nova Assembleia Estadual da categoria.



O SINDUTE É SUA CASA 

FORTALEÇA  O SEU SINDICATO: FILIE-SE E CONVIDE OS SEUS COLEGAS A SE FILIAR

SÓ A LUTA GARANTE CONQUISTAS!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

NOTÍCIAS: Trabalhadores em educação definem rumo de movimento nesta quinta-feira


Em Campanha Salarial Educacional 2013, os trabalhadores em educação realizam, hoje (04.07), um dia será de paralisação total das atividades nas escolas e, às 14h, no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, acontece Assembleia Estadual da categoria, coordenada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). Os educadores, que estão em greve por tempo determinado, decidem, na oportunidade, os rumos do movimento.

Na última Assembleia, a categoria votou greve por tempo determinado. Os dias 17, 18, 22, 26 e 27 de junho foram definidos para as paralisações, sendo que nos dias 17, 22 e 26 os atos aconteceram nas proximidades do estádio do Mineirão, que sediou partidas de futebol da Copa das Confederações, na região da Pampulha, capital mineira. Nos outros dias, os atos foram regionais.

Em Belo Horizonte, nestes dias, os trabalhadores em educação se uniram às várias manifestações que, pedem diversas reivindicações, mas sempre está presente a questão da educação. Durante os atos, os educadores dialogaram com a população para informar a realidade do setor e o verdadeiro descaso do governo em relação à educação. O movimento ganhou apoio da sociedade e, por onde passavam, recebia aplausos.

Os trabalhadores em educação denunciam o que o Governo de Minas faz contra a educação: não paga o Piso Salarial; congela a carreira; aumenta a jornada de trabalho do professor e não cumpre os acordos firmados.

A categoria reivindica o pagamento do Piso Salarial retroativo, o descongelamento da carreira, o atendimento digno no Ipsemg, nomeação de todos os concursados para os cargos vagos, cumprimento de hora-atividade sem o aumento da jornada de trabalho, educação de qualidade,  bem como o cumprimento dos 25% de investimentos determinados pela Constituição Federal na educação, além de outros itens que constam da pauta de reivindicações.

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, não descarta a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado. “Tentamos negociar antes de aprovarmos nossa greve, mas o governo não deu retorno às questões apresentadas. Além disso, não cumpre acordo que assina, não paga o Piso Salarial, a carreira está congelada, a categoria adoecida e a educação desvalorizada.”
Vale informar que o governo do Estado marcou reunião com os sindicatos para o dia 10 de julho. Esta reunião foi agendada após a greve por tempo determinado, realizada pela categoria nos dias 17, 18, 22, 26 e 27 de junho e na véspera de nova Assembleia Estadual da categoria, que será realizada nesta quinta-feira, com paralisação total das atividades.
Em Betim, toda a REDE ESTADUAL, está convidada a participar da Assembleia.

O SINDUTE É SUA CASA 

FORTALEÇA  O SEU SINDICATO: FILIE-SE E CONVIDE OS SEUS COLEGAS A SE FILIAR

SÓ A LUTA GARANTE CONQUISTAS!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

PORTARIA 014/2013

 No último dia 29, no Órgão Oficial n° 804 foi publicado a Portaria SEMED 014 de 27 de Junho de 2013 que define algumas mudanças na Portaria 010/2014 referentes à mesa de negociação junto ao SIND-UTE Betim.




Para acessar o Órgão Oficial n° 804 clique aqui.


O SINDUTE É SUA CASA 

FORTALEÇA  O SEU SINDICATO: FILIE-SE E CONVIDE OS SEUS COLEGAS A SE FILIAR

SÓ A LUTA GARANTE CONQUISTAS!




terça-feira, 2 de julho de 2013

Inscrições para mestrado em matemática vão até 5 de JULHO

Professores de matemática das redes públicas de educação básica, com curso de graduação, podem concorrer a 1.570 vagas do programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), oferecido pelo governo federal. A quarta edição do exame recebe inscrições até de julho, pela internet. As provas serão aplicadas em 31 de agosto próximo, e o curso começa em março de 2014.
                      De acordo com o presidente do conselho gestor do Profmat, Marcelo Viana, o mestrado, com duração de 24 meses, prevê três períodos letivos por ano. Um de quatro meses, seguido de intervalo, e outro de mais quatro meses, além de um intensivo nas férias de verão. O formato, explica o coordenador, visa a facilitar a vida dos educadores, uma vez que 80% dos mestrandos combinam o exercício da atividade docente com a pós-graduação.

Na seleção deste ano, participam 59 instituições de educação superior federais e estaduais das cinco regiões do país que integram a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Viana explica que 80% das vagas são reservadas a professores das redes públicas e 20% a educadores das redes particulares, recém-formados e licenciados de outras áreas do conhecimento. Professores em exercício no sistema público da educação básica podem pedir bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. A bolsa de mestrado para formação no Brasil é de R$ 1,5 mil por mês.
Exame — Ao fazer a inscrição, o candidato a vaga deve informar dados pessoais, da formação acadêmica e da atuação profissional e selecionar a instituição de educação superior e o polo nos quais pretende realizar o exame e fazer o mestrado. Conforme o edital, a prova, presencial, será aplicada no polo em que o candidato fizer a inscrição. Ela consta de 40 questões de múltipla escolha e avalia o domínio de conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébrico-geométricos. O edital detalha o conteúdo a ser cobrado, as instituições de educação superior e os polos.
Como o mestrado profissional é totalmente gratuito, o educador assume o compromisso de continuar na rede pública na qual trabalha por cinco anos após a certificação.
Aproveitamento — Na avaliação do presidente do conselho gestor do programa, nas três primeiras edições do mestrado, o aproveitamento dos cursistas esteve na faixa de 70%. “É um índice de sucesso em qualquer programa, especialmente neste, no qual os educadores trabalham e estudam, inclusive nas férias”, diz. Da primeira turma, que ingressou em 2011, 405 foram certificados. Outros 500 estão terminando os últimos trabalhos. Estes, segundo Marcelo Viana, receberão o certificado em agosto próximo.
O presidente do conselho explica que os ingressos anuais no mestrado profissional a distância vão continuar porque o número de educadores em salas de aula sem pós-graduação ainda é muito alto. Ele estima que o país tenha 400 mil professores de matemática nas redes pública e particular. Destes, 30% nem sequer têm a graduação. A cada ano, a seleção recebe cerca de 20 mil inscrições.
A ficha de inscrição, o edital e o calendário do exame estão disponíveis na página do Profmat na internet.

 (Site MEC – 28.06.13 -)