Rua Rio Negro, nº 43 - Brasiléia - Betim/MG. CEP: 32600-418. Telefax (31)3532-1103/2571-1164 - E-mail: sindute@sindutebetim.com.br / sindute@yahoo.com.br - Horário de funcionamento: 08h às 18h - Segunda a sexta-feira

terça-feira, 8 de novembro de 2011

REUNIÃO DA COMISSÃO DE ELEIÇÃO DE DIREÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS



Hoje ocorreu a primeira reunião da comissão eleitoral central de Betim que organizará todo o processo de eleição de diretores de escolas da rede municipal de educação de Betim.
Participaram da reunião
SEMED: Consuelo e Mônica (assessora da EJA)
Representando o segmento de pais: Cézar e Adilson
Sind-UTE: Luiz Fernado e Denise.

Em cumprimento ao termo de acordo da Campanha Salarial 2011 o edital foi mantido. Apenas algumas questões foram apontadas, mas que não alteram o teor do edital.
O calendário do processo eleitoral foi o primeiro ponto abordado e consolidado. A princípio a SEMED propôs datas diferentes para a eleição de forma que as escolas que fizeram GREVE (cerca de 60% da rede) tivessem a eleição na semana de 19 a 23 de dezembro e o restante que não fez greve na semana de 12 a 17 de dezembro. O sindicato não concordou com esta proposta e argumentou que num mesmo edital não podemos estabelecer regras diferentes para escolas. A SEMED disse que estava preocupada com a presença dos estudantes na semana de reposição e que isso justificava a proposta das datas diferentes. Após amplo debate, conseguimos fechar que as datas de eleição de primeiro e segundo turnos fossem as mesmas.
            Ficou fechado também que o edital deve ser divulgado dia 11/11 (sexta-feira) para a rede e dia 12/11 no órgão oficial, guardando para tanto o prazo de trinta dias para o primeiro turno da eleição.
A seguir segue a proposta de calendário de todo o processo construído na reunião. Afirmamos que o calendário oficial será divulgado junto ao edital na sexta-feira.


11/11 e 12/11
Divulgação do edital
Até 22/11
Composição das comissões eleitorais das unidades escolares
25/11
Formação com membros da comissão escolar para esclarecimentos e orientação sobre o edital e processo eleitoral
01/12 e 02/12
Inscrição de chapas.
03/12
Divulgação de chapas inscritas
05/12
Encontro de formação com candidatos e Comissões eleitorais das escolas.
08/12 à 13/12
Debates e apresentação dos planos de gestão pelos candidatos nas unidades escolares.
14/12
Entrega dos materiais referentes ao 1º turno  da eleição às comissões escolares
15/12
1º turno de eleição – 08 h. às 20 h.
Entrega do resultado da eleição à comissão central até às 22 h.
16/12
Interposição de recursos – 08 h. às 12 h.
Julgamento dos recursos pela comissão central até às 17 h.
Entrega de materiais referentes ao segundo turno das escolas que não tiverem seus pleitos resolvidos em 1º turno.

17/12
2º turno de eleição – 08 h. às 18 h.
Entrega dos resultados pelas comissões escolares à comissão central até as 20 h.
19/12
Interposição de recursos  e julgamento dos recursos referentes ao segundo turno e resultado oficial.

Questões pendentes e que precisam ser resolvidas na próxima quinta-feira, dia 10/11 (próxima reunião da comissão central):
O sind-UTE solicitou informações sobre a jornada e remuneração do tesoureiro escolar, alegando que tal informação é importante para que as escolas definam a composição das chapas.
Além disso, o Sind-UTE propôs que os Agentes de Serviços possam compor chapa como tesoureiros se tiverem Ensino Médio completo.  

A SEMED comprometeu-se em dar retorno
A SEMED quer que os funcionários terceirizados (SETSYS) participem como eleitores.
Este ponto será discutido na próxima reunião.
Inclusão da apresentação de certidão do SERASA para candidatos
Será fechado na próxima reunião

Como afirmamos na próxima quinta (10/11), ocorrerá nova reunião para fecharmos estes pontos.